É seu leite que é fraco e por isso o bebê perde peso após o nascimento?
Logo após o parto, a maioria das mamães acredita que vai jorrar leite, branquinho, igual ao da caixinha.
Por falta de esclarecimentos, muitas ficam frustradas quando aparece uma "águinha amarelinha"...
Essa águinha é o colostro, o primeiro leite produzido e rico em anticorpos e nutrientes.
Ele é produzido mesmo em pequena quantidade, que varia de 3 a 5 ml por mamada. Quantidade suficiente para suprir as necessidades do bebê.
Sabe o que a gente precisa parar de fazer?
- Ouvir palpiteiras: como o período do colostro é curto, muitas mulheres não se lembram dessa fase. Apenas se lembram do momento da produção ativa de leite. E aí vem as opiniões: você não tem leite; isso não sustenta.
Amiga, para de chorar: você vai ter leite sim. A descida do leite ocorre a partir de 48 horas após o parto (às vezes mais), e sim o colostro é importante, e sustenta seu bebê.
- Pensar no estômago do bebê com a nossa fome: acreditamos que não é suficiente para o bebê, porque pensamos com nosso estômago. O estômago do bebê tem capacidade para 5 ml no máximo, após o nascimento. A natureza é sábia!
Outro ponto que acho importante te contar é que o bebê perde em torno de 10% do peso após o nascimento. Isso porque ele tem muita água no seu organismo que aos poucos vai sendo eliminada, e ele vai perdendo peso.
É normal, e pode ocorrer até o 6º dia após o nascimento.
Minha filha nasceu com 4Kg (e sou baixinha viu?!?), e perdeu mais de 10% do peso: chegou em 3,360Kg.
O bebê recupera o peso entre o 10º e o 14º dia de vida, porém não é uma regra.
De acordo com artigos da Pebmed e Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês nascidos de parto cesárea podem demorar um pouco mais para recuperar o peso. E quanto mais prematuro for o bebê, maior a perda de peso.
Então, acredite: seu leite não é pouco, seu leite não é fraco. O colostro é produzido de forma adequada para a idade gestacional em que seu bebê nasceu.
Independentemente do tipo de parto que você escolheu ou seu bebê nasceu, peça para que ele seja colocado no peito após o nascimento. Mesmo que ele não mame. O contato pele a pele, dele com você, auxilia na liberação dos hormônios responsáveis pela ejeção (expulsão do leite do peito) e produção do leite.
Não esqueça de deixar sua dúvida, pergunta ou sugestão na área de comentários. Será um prazer te responder!
Bjinhos 🌹
Créditos:
Vídeo: @regaloparatodalavida Adoro essa página, vale a pena conhecer!!
Comentário do vídeo: "Eles observam e copiam o que veem: essa é a maneira deles de descobrir o mundo. Normalizando o normal." - SHOW!!
Sites utilizados para pesquisa:
Comentários
Postar um comentário