O bebê se enforca com o cordão umbilical?



São bem sapequinhas esses bebês e por incrível que pareça é bem comum a circular de cordão (cordão enrolado no pescoço). 

Como enf. obstetra, já desenrolei vários! E de acordo com as estatísticas, 1/3 dos bebês, ou seja, 1 em cada 3 bebês se encontram nessa situação no final da gestação, porque se movimentam muito. 


Poxa... Queria tanto parto normal e o cordão está enrolado...

 Muita calma nessa hora, porque a circular de cordão não é indicativa para fazer cesárea. 


😱 como assim, não vai enforcar o bebê??? 

Não, isso é mito! O cordão é gelatinoso e bem flexível e o médico ou enfermeira obstetra vai desenrolar do pescoço bem fácil durante o nascimento do bebê!! 😮 

Na realidade, o que vai definir se vai ser parto normal ou parto cesárea é a vitalidade do bebê: como o coraçãozinho dele se comporta durante as contrações.

Por esse motivo, as mamães que estão em trabalho de parto devem ser monitoradas: com o cardiotoco (aparelho que verifica as contrações e o batimento do coração do bebê), ou acompanhadas pelo médico ou enfermeira, fazendo a ausculta com o sonar.


Mas minha amiga disse que o bebê dela nasceu roxinho, porque estava com o cordão enrolado no pescoço... 

Se você "prende a respiração", fica vermelha e se não respirar, fica roxa. Mas o bebê não respira pelo nariz. 

Logo se o bebê nasceu roxo não foi pela circular de cordão, porque isso só se justificaria se ele estivesse respirando pelo nariz!  


Conversar com o médico e tirar suas dúvidas!

Se seu bebê estiver com o cordão enrolado no corpo ou pescoço converse com seu médico, mas fique tranquila, pois dificilmente será condição para desistir do parto normal!! 

Não esqueça de deixar seu comentário ou sua dúvida, que responderei com muito carinho!

Beijinhos e até o próximo!! <3



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estômago do bebê

Aposto que já te falaram isso!