Pé de pão


Quando estava no final da gestação meus pés ficaram enormes, pareciam 2 pãezinhos (rs) e tinha a impressão que meus sapatos tinham encolhido. Calço tamanho 34 e tive que pegar sapatos emprestados com minha irmã que calça tamanho 36! 

Mas porque os pés e as pernas ficam inchados na gestação?

O útero fica dentro da pelve ou "bacia", que é formada pelos ossos dos quadris e os músculos dessa região e além dessas estruturas temos também os vasos sanguíneos que irrigam a pelve e membros inferiores (pernas e pés). 

Outro fator que se leva em conta para explicar esse inchaço ou edema (termo técnico) é que durante a gestação, o volume de sangue materno aumenta entre 30% e 45%, ou seja, aproximadamente 2 litros a mais de sangue circulando no organismo da futura mamãe.

Conforme o bebê vai crescendo no útero, vai aumentando a pressão sobre os vasos sanguíneos das pernas. Com essa pressão a circulação do sangue fica mais lenta e parte da água que está no sangue sai para fora dos vasos, provocando esse inchaço.

É como se você fosse tomar água de canudinho e apertasse o canudo. Quando tenta puxar a água, você vai fazer mais pressão e mesmo assim ela vem com fluxo menor.

Quando você acorda, normalmente suas pernas e pés estão menos inchados. Como você estava deitada alivia o peso sobre os vasos sanguíneos, diminuindo assim esse inchaço.

Para evitar que seus pés fiquem parecidos com pãezinhos, você pode:

- Evite ficar muito tempo de pé, pois a pressão sobre os vasos sanguíneos aumenta.

- Quando possível, elevar suas pernas, apoiando num banquinho, por exemplo. Alivia a pressão sobre os vasos e melhora a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço.

- Faça atividade física, como caminhadas ou hidroginástica (desde que liberado pelo seu médico). Os exercícios melhoram a circulação do sangue. 

- Usar meia com compressão também pode ajudar, para melhorar a circulação. Converse com seu médico, para verificar a compressão mais indicada para você. 

- Evite alimentos com muito sal, como caldos para tempero, salgadinhos industrializados e outros. Olhe o rótulo do alimento. O sal ajuda a reter água no organismo e isso favorece o inchaço. Procure se alimentar de forma correta, com alimentos mais saudáveis e quando possível, refeições caseiras.


As medidas acima servem para aliviar o inchaço provisoriamente, o que ajuda aliviar a dor. 

O inchaço é normal na gestação, porém também é sinal de algumas doenças. Por esse motivo é muito importante que compareça nas consultas de pré-natal.


Conte para nós como está sendo para você!

Bjinhos e até a próxima,

Alê







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O bebê se enforca com o cordão umbilical?

Estômago do bebê

Aposto que já te falaram isso!